Tactismos e nastismos

27-06-2011 14:13

Movimentos de deslocamento (tactismos)

 Os movimentos de deslocamento ou tactismos são orientados em direção a um agente excitante, podendo ser positivos ou negativos:

  • Aerotactismo: movimento em relação ao oxigênio, deslocando-se a fim de aproximar-se a ele (aerotactismo positivo) ou a fim de afastar-se do mesmo (aerotactismo negativo). O aerotactismo pode ser facilmente notado nas bactérias; as bactérias aeróbias apresentam aerotactismo positivo enquanto as bactérias anaeróbias apresentam aerotactismo negativo.
  • Fototactismo: movimento em relação a luz, deslocando-se a fim de aproximar-se a ela (fototactismo positivo) ou a fim de afastar-se da mesma (fototactismo negativo).
  • Quimiotactismo: movimento em relação a substâncias químicas, deslocando-se a fim de aproximar-se a elas (quimiotactismo positivo) ou a fim e afastar-se delas (quimiotropismo negativo).

Nastismos

Os nastismos são movimentos de curvatura onde não há orientação em relação ao agente excitante. Além disso, os nastismos só ocorrem em órgãos dorsiventrais. Exemplos de nastismos:

  • Fotonastismo: ocorre em flores, que se abrem ou se fecham conforme a incidência de luz.
  • Quimionastismo: ocorre em plantas insetívoras (exemplo: Drosera sp, que curva seus tentáculos de acordo com substâncias emanadas por insetos).

 

  • Tigmonastismo: ocorre em plantas como as dormideiras e em plantas insetívoras (exemplo: Dionea sp), onde um toque ou um abalo pode fazer com que a planta se mexa, capturando o inseto (no caso da Dionaea) ou fazendo com que as folhas se fechem (como no caso da dormideira).

A planta acima é a dormideira, que fecha suas folhas quando tocada.

Procurar no site