Platelmintos

07-11-2010 22:06

Os Platelmintos pertencem ao filo Platyhelminthes. São vermes de simetria bilateral, com corpo longo e dorsoventralmente achatado.

 

                                                                      Características Gerais

 

São animais triblásticos acelomados. A parede do corpo dos platelmintos é constituída pelo tubo musculodermático (que serve de proteção, locomoção e sustentação), formado por epiderme e musculatura. Na epiderme, ocorre um epitélio simples, ciliado nos vermes de vida livre e coberto por cutícula nos vermes parasitas. Já a musculatura apresenta fibras musculares lisas, e não há esqueleto.

O sistema digestório é incompleto, quando existente, pois a boca serve tanto para ingestão quanto para egestão. A digestão é tanto intracelular como extracelular.

Não há sistema respiratório diferenciado. A respiração nas espécies de vida livre é aeróbia e nos parasitas anaeróbia.

Apresentam sistema excretor, cujo elemento básico é o solenócito (célula-flama). Quanto ao sistema nervoso, apresentam sistema nervoso central. Concentram elementos sensoriais na cabeça.

São hermafroditas (monoicos), apresentando fecundação interna com desenvolvimento direto ou indireto. Algumas espécies se reproduzem assexuadamente por regeneração.

Também não há sistema circulatório.

 

RESUMO:

- Esqueleto Ausente;

- Sistema digestório incompleto, quando existente;

- Sistema respiratório ausente;

- Sistema circulatório ausente;

- Sistema excretor com células-flama ou solenócitos;

- Primeiros animais na escala zoológia a apresentar sistema nervoso;

- Predominantemente hermafroditas.

Procurar no site