
Fitocromo
O fitocromo é um pigmento capaz de absorver a radiação vermelha curta (com comprimento de onda por volta de 660 nanômetros), ativando-se e transformando-se numa espécie de enzima, catalizando uma série de reações no vegetal; ele também é capaz de absorver a radiação vermelha longa (cerca de 730 nanômetros), voltando a inativar-se. O fitocromo age:
- No estiolamento (fenômeno que acontece em plantas que crescem no escuro, o caule da planta se torna longo e suas folhas ficam pequenas);
- Na floração: o fitocromo está envolvido na transformação de gemas vegetativas em gemas florais. Tanto as plantas de dias longos¹ quanto as plantas de dias curtos² sofrem a interferência do fitocromo, que define se a planta vai ou não florescer;
- No fotoperiodismo, isto é, na percepção das plantas do período do dia e o período da noite;
- Na germinação das sementes fotoblásticas³.
¹: Plantas de dias longos só florescem quando o tempo de exposição a luz é superior a um valor crítico. Já as plantas de dias curtos² só florescem quando o tempo de exposição a luz é inferior ao valor crítico.
³: Sementes fotoblásticas dependem da luz para germinar. Sementes que só germinam quando há luz chamam-se fotoblásticas positivas, e plantas que só germinam na ausência de luz chamam-se fotoblásticas negativas.