
Briófitas
As Briófitas são um grupo de plantas verdes, eucariontes, pluricelulares e avasculares, que possuem rizóides, caulóides e filóides. Como as pteridófitas, as briófitas dependem de água para se reproduzir, pois seus esporos nadam somente na água. As briófitas mais comuns são os musgos; estão descritas mais de 10.000 espécies de musgos, o que faz deste grupo o terceiro mais diversificado entre as plantas verdes.
O grupo das Briófitas inclui os musgos, os antóceros e as hepáticas.
As Briófitas são, na linha evolutiva, a transição entre as algas verdes carofíceas e as plantas vasculares.
As Briófitas são autótrofas, de pequeno porte, pois são avasculares. Vivem em ambientes úmidos e sombreados, e a nutrição se dá por meio da difusão celular. Possuem clorofila A e B, e o amido como polissacarídeo de reserva. A parede celular é composta por celulose.
O ciclo de vida das briófitas é haplodiplobionte, com meiose final ou gamética. Além disso, pode observar-se a dominância do gametófito verde e duradouro sobre o esporófito.
As Briófitas também foram as primeiras a evoluir no ambiente terrestre, há cerca de 420 milhões de anos. São criptógamas, ou seja, não produzem sementes, flores ou frutos.
Ecologicamente, elas reduzem a erosão dos solos, e servem de reservatórios de água e nutrientes.
Observe o esquema, que mostra o ciclo reprodutor das Briófitas:
RESUMO:
- Avasculares
- Eucariontes e pluricelulares
- Dependência de água para reprodução
- Não produzem sementes
- Autótrofas
- Haplodiplobiontes
- Reserva de Amido/Parede celular feita de celulose