A excreção [em construção]

12-09-2011 13:34

A excreção é a eliminação de substâncias em excesso no organismo. Entre as principais substâncias excretadas podemos citar:dióxido de carbono, água, amônia, ureia, ácido úrico e sais.

 

                                                       A excreção nos seres vivos

 

  • Nos poríferos ou espongiários e nos cnidários ou celenterados, a excreção é feita por difusão simples.                                                                                                                                     
  • Nos protozoários dulcícolas, a excreção é feita por meio de vacúolos contráteis ou pulsáteis, que removem a água que entra na célula em excesso por meio da osmose. Nos outros protozoários, ela é feita por simples difusão.                     
  • Nos platelmintos, a excreção é feita por meio dos solenócitos ou células-flama, esquematizados na figura a seguir.
  • Os nematelmintos apresentam dois tipos de excreção: O simples e o duplo. O simples aparece nos nematelmintos de vida livre, sendo este pouco importante. O duplo aparece nos parasitas, sendo também chamado de tubo em h. Ele consiste em tubos que terminam em um poro excretor, como pode ser observado na figura a seguir.

  • Nos anelídeos, a circulação também é um meio de remoção de gás carbônico. Aparecem os nefrídios, tubos excretores dispostos em pares em todos os segmentos, com exceção dos dois primeiros e dos últimos. As excretas saem na abertura para o exterior, como esquematizado a seguir. Os nefrídeos também estão presentes nos moluscos.

  • Nos artrópodes, são encontrados vários tipos de sistema excretor. Nos crustáceos, é encontrado um par de glândulas verdes, localizado na parte ventral da cabeça, anterior em relação ao esôfago.

  • Os insetos excretam gás cabônico pelas traqueias e as excretas nitrogenadas pelos túbulos de Malpighi.

Procurar no site